Foto feita com o celular - Foto hecha con el móbil Foto farita pere de la ĉelfono. |
No meu trajeto das segundas-feiras costumo ir de um trabalho a outro usando os trens do ramal da Leopoldina e o Metrô, fazendo baldeação na estação de Triagem. Esta estação, é bom que se diga, é uma das maiores de todo o Metrô do Rio de Janeiro, chegando a superar em tamanho a estação terminal da Pavuna.
Surpreendentemente,uma estação em que se integram dois meios de transporte não-poluentes e que dispõe de uma área livre enorme, apresenta aos usuários um bicicletário ridículo de tão ínfimo, que dadas as condições de acomodação das bicicletas, lembra o açouque aqui perto de casa. Já não basta o processo de super-lotação do metrô e o completo descaso com os usuários da Linha 2, será que esses "gênios" da engenharia de tráfego não podiam oferecer bicicletários decentes, incentivando assim o uso da bicicleta como alternativa real aos carros?
En mi trayecto de los lunes suelo ir de un trabajo a otro usando los trenes de Leopoldina y también el Metro, baldeándome en la estación de Triagem. Ésta, es bueno que se lo diga, es una de las más grandes de todo el Metro do Río de Janeiro, superando en tamaño a la estación terminal de Pavuna. Sorprendentemente, una estación en que se integran dos medios de transporte no-poluidores y que dispone de una área libre enorme, presenta a sus usuarios un bicicletario ínfimamente ridículo, que, según las condiciones de acomodación de las bicicletas, recuerda la carnicería cerca de mi casa. ¿Ya no basta todo el proceso de superlotación del metro y el completo descuido con los usuarios de la Línea 2, será que ésos "genios" de la ingeniería de tráfico no podían ofrecer bicicletarios decentes, incentivando con eso el uso de la bicicleta como alternativa real a los coches?
Tra mia lunda deirado mi kutimas trairi de unu laborloko al alia pere de la trajnoj de Leopoldina kaj metroo, ŝanĝante la mediojn en la stacidomo de Triagem. Tia stacidomo, bonas diri, estas unu el la plej grandaj de la tuta metroo de Rio-de-Ĵanejro, superigante, por siaj dimensioj, eĉ la fina stacidomo de Pavuna. Surprizige, stacidomo kie integriĝas du nepoluantajn transportmediojn, kaj disponanta de grandegan liberareon, prezentas al siaj uzantoj nur ridindan, etetan biciklejon, kie, laŭ la gardkondiĉoj de la bicikloj mem, memoras min pri la buĉejo ĉirkaŭ mia domo. Ĉu ne jam sufiĉas la troŝarĝiga metroa procezo kaj la nenia zorgo pri la uzantoj de la 2a vojo?, ĉu tiuj "genioj" de tra-fika inĝenierado ja ne povus almenaŭ oferi decajn biciklejojn, tiamaniere valorigante l'uzon de l' biciklo kiel vera alternativo al l'aŭtomobiloj?
Nenhum comentário:
Postar um comentário